segunda-feira, 17 de maio de 2010


VOA PENSAMENTO...
Guida Linhares

Quisera neste momento,
morar na curva de um rio,
de águas claras e cristalinas,
de murmúrio suave e repousante.

Quisera mais ainda..
que o tempo parasse um instante,
e só um pensamento meu voasse,
num sentir quase em prece,

pedindo aos ventos da tarde,
que fossem sutís mensageiros,
da mais sentida saudade,
de você que partiu sem alarde.

De um lado da curva sinuosa,
parece que voltas correndo,
mas do outro lado nem sombra,
nem palavra traduzindo sentimento.

Na miragem das águas,
ainda vejo o teu rosto sorrindo,
desejando que eu seja alegre e feliz...
mas como poderei ser, assim sem você?

segunda-feira, 10 de maio de 2010


ROSAS BRANCAS
Guida Linhares

Havia um jardim maravilhoso, cheio de rosas coloridas e perfumadas. Cada uma mais bonita do que a outra, todas disputavam os olhares de encanto daqueles que circulavam entre os seus canteiros. Mas como sempre, a rivalidade existe, queira-se ou não. Havia uma rosa branca que sentia-se rejeitada por conta de receber menos visitas do que as suas companheiras coloridas. E assim,sentindo-se sempre insatisfeita, arrancava seus espinhos e os jogava em várias direções, a fim de tirar o brilho e a beleza de suas concorrentes.
Então, numa tarde em que as visitas ao jardim eram poucas, aproximou-se da rosa branca um senhor muito idoso e parando diante dela falou:
- Ah, linda rosa, quem me dera ter a paz que exala de ti.
A rosa envergonhada com seus pensamentos mesquinhos, pensou:
- Porque será que eu me sentia tão inferior a todas as outras, se eu também tenho
algo a oferecer. Porque será que vivia insatisfeita com a minha condição, se Deus assim me fez, para o deleite dos homens? E neste momento como por enquanto, suas pétalas ficaram orvalhadas, como as lágrimas que lavam as almas feridas.
E o homem mais uma vez disse:
-Que benção dos céus, ter diante dos meus olhos uma rosa branca que chora! Quisera eu também poder chorar por tantas coisas que deixei de fazer, por me sentir inferior aos outros.

Moral da estória: Os afins se atraem e podem mutuamente se ajudarem, ao reconhecerem as próprias fraquezas e lutarem por melhorias, diante de si mesmos e do Supremo Criador.


quarta-feira, 5 de maio de 2010


SONHO MÁGICO
Guida Linhares

Teu sonho mágico
me fez sonhar também.
Contigo passear,
ir muito além.

Filtrar as emoções,
pelo olhar amoroso.
Contar as estrelas,
a lua como sentinela.

Ressuscitar quimeras,
desejos de uma nova era.
De quietude e harmonia,
em suave companhia.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

DOS GESTOS SOLIDÁRIOS
Guida Linhares

Os gestos solidários fazem com que continuemos a acreditar na evolução da humanidade, por conta dos homens e mulheres de boa vontade. O que seria da vida se não existissem pessoas com o coração aberto, prontas a compartilhar bons momentos, ainda que dentro de si tragam angústias e problemas a serem resolvidos.
Tem gente que parece estar sempre de mal com o mundo e sai por aí, destilando veneno, pensamentos negativos e induzindo as pessoas a entrarem nesta nuvem escura, onde o sol nunca entra e portanto os pensamentos nunca se iluminam, nem pela luz da razão e nem pela saudável emoção, aquela que olha o outro como parte integrante do seu universo e que torce para que seja feliz.
Nos gestos solidários encontramos a grande força interna de cada um. Quando se estende a mão ao outro, seja para o afago, para o abraço, para o ombro amigo, significa que trazemos dentro de nós a fonte inesgotável do amor universal, que cresce quanto mais se doa. Talvez aí resida o grande mistério das pessoas que fazem da sua vida um livro gostoso de ser visitado, onde cada um traz a sua gota de entusiasmo e alegria, e no final todos sentem-se extremamente gratificados pela solidária troca.
Quem apenas conhece o ponto exato onde fica seu próprio umbigo, e tudo faz em troca de alguma coisa, visando fins e não meios, sempre acaba ficando à deriva das melhores coisas que a vida pode oferecer, no convívio saudável e amoroso com todos aqueles que fazem parte do seu entorno.
E que venham muitos gestos solidários, a formarem uma fraterna corrente de Paz, Amor e Alegria, pois a vida é curta demais e cada segundo é precioso, para que belas páginas sejam escritas e os mais ansiados sonhos compartilhados e vividos em toda a sua plenitude.


Santos/SP/Brasil 03/05/10